CERIMÔNIA

III COMAR realiza cerimônia alusiva à Páscoa dos Militares

Celebrações reuniram mais de 5 mil militares das Forças Armadas e Auxiliares
Publicada em: 04/07/2023 21:52
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes e Telma Penteado
Edição: Agência Força Aérea

O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) realizou, nos dias 27 e 28/06, no Rio de Janeiro (RJ), a 78ª edição da tradicional Páscoa dos Militares. A cada ano, uma Força Armada ou Auxiliar é escolhida para organizar o evento religioso e, em 2023, a organização da cerimônia ficou a cargo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Um culto evangélico e uma missa católica reuniram mais de 5 mil militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da FAB, da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBM-RJ), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-RJ).

Ao final da celebração, o Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, entregou ao Contra-Almirante Batista a imagem da Nossa Senhora da Defesa, representando a passagem da responsabilidade pela celebração da Páscoa dos Militares de 2024 da Aeronáutica para a Marinha.

Em suas palavras, o Major-Brigadeiro Madureira destacou a importância do evento para os militares. “É uma celebração tradicional que já acontece há 78 anos. O nosso objetivo é estarmos juntos pelo Brasil celebrando a vida, o perdão de Deus, além da chance que Ele nos dá de renovação e de sermos melhores a cada dia”, afirmou o Oficial-General.

A Páscoa dos Militares

A data, que já é uma tradição das Forças Armadas, é celebrada em memória dos combatentes brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial e não puderam participar da Páscoa na data prevista. “Essa celebração manteve-se ao longo dos tempos, sinalizando também a possibilidade que os militares têm, mesmo fora de época, de expressar sua fé, ainda que estejam rotineiramente sujeitos às suas diversas missões, serviços de escala e tudo mais que envolve a vida na caserna”, explicou o Tenente Capelão da FAB, Gustavo Henrique Estevam Emilio.

Fotos: Suboficial Fonseca / UNIFA e Sargento Israel / MUSAL

imagens/original/45767/2.jpg
imagens/original/45767/22.jpg